Quem observou a Lua do dia 31/01/2018 pode ver um fenômeno raro. Nesse dia aconteceu três fenômenos simultâneos, a lua azul (2° lua cheia do mesmo mês), a superlua (Perigeu Lunar), a Lua estava 14% maior e 30% mais brilhante e o Eclipse Lunar mas esse não foi visível do Brasil, apenas no estremo oeste dos Estados Unidos foi possível observar.
A famosa "Lua de Sangue" ocorre quando, durante o eclipse, a Lua continua à vista e ganha uma tonalidade avermelhada por conta de um efeito da atmosfera terrestre. A Nasa, agência espacial norte-americana, afirmou que passamos por uma "trilogia de superluas": em 3 de dezembro de 2017 e no dia 1º de janeiro de 2018 também foi possível presenciar nosso satélite de maneira maior e mais brilhante.
Superlua - Foto: Prof. Tiago Marinho
Recife - Janeiro 2018
Em 2018 teremos alguns fenômenos astronômicos. Alguns eventos excelentes para observar são as chuvas de meteoros. A primeira, conhecida como Liridas, deve ocorrer entre 16 e 25 de abril, com auge previsto para o dia 22. Ainda assim, os destaques são as Perseidas, que devem acontecer entre 17 de julho e 24 de agosto, e as Geminidas, que vão de 4 a 17 de dezembro.
Na primeira, espera-se uma taxa de até 150 meteoros observados por hora, considerando que o radiante (local aparente de origem dos meteoros) encontra-se exatamente no ponto mais alto do céu. Já na segunda, essa taxa é de 120 meteoros.
Fique ligado no Geografia Holística e receba informações de vários eventos astronômicos de 2018.