quarta-feira, 18 de maio de 2016

COMO OCORREM OS TERREMOTOS?

O nosso Planeta Terra é geologicamente ativo. Um dos movimentos mais comuns da crosta é a sua movimentação provocada por correntes de convecção do manto permitindo o deslocamento das placas tectônicas. O manto terrestre representa a camada intermediária da Terra, posicionando-se acima do núcleo interno e abaixo da crosta terrestre. Ele é separado dessas camadas por duas descontinuidades, chamadas respectivamente, de descontinuidade de Mohorovicic  e descontinuidade de Gutenberg.
O manto terrestre é a maior entre as camadas da Terra, com cerca de 83% do volume do planeta e 67% de sua massa, com extensão que inicia-se a seis quilômetros abaixo da crosta em algumas áreas oceânicas e vai até 2900 quilômetros, onde chega a atingir temperaturas de aproximadamente 2000ºC.

As placas tectônicas por sua vez é uma porção da litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. A Terra atualmente tem 12 placas tectônicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimensões. Segundo a teoria da tectônica de placas, as placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terremotos e erupções vulcânicas. São reconhecidas 55 placas tectônicas, 15 principais e 40 menores.

Para medir a intensidade dos terremotos utilizamos comumente a escala Richter, também conhecida como escala de magnitude local ou , é uma escala logarítmica arbitrária, de base 10, utilizada para quantificar a magnitude de um sismo. Portanto, terremotos são tremores (sismos) provocados pela movimentação da crosta pelas correntes de convecção do manto ocasionando choques entre as placas.
Hoje tivemos no Equador mais um forte terremoto de 6.8 na Escala Richter. O epicentro ocorreu a costa oeste do equador a poucos quilômetros do epicentro do tremor de 16 de abril. O primeiro evento ocorreu as 04h57 pelo Horário de Brasília e atingiu 6.7 pontos de magnitude. O segundo tremor ocorreu às 13h46 e foi calculado em 6.8 magnitudes. Ambos ocorreram a 32 quilômetros de profundidade, a cerca de 24 quilômetros da cidade de Rosa Zarate e foram registrados pelo sismógrafo do Apolo11/Painel Global, instalados na cidade de São Paulo.
Assistam o vídeo de um especialista comentando sobre movimentação da crosta terrestre ocasionando terremotos.



Toda quarta e sábado uma nova matéria. Até a próxima! 

Nenhum comentário: