Quem nunca tentou tirar uma foto da lua com uma câmera ou celular? Observar os Astros é algo fascinante e encantador. Em
breve devo abrir um minicurso para iniciantes e amantes da astronomia que
tenham interesse em aprender técnicas para registrar imagens de astros
como a lua, planetas, aglomerados, dentre outros sem o auxílio de
telescópio e com telescópio. A inscrição será feita aqui no blog ou por e-mail em tiagomarinho45@gmail.com. Informações dos valores em breve!
![]() |
Câmera Olympus SP-810UZ 14MP 36xZoom f/24mm, sem auxílio de telescópio. Registro 14/05/2016 as 21:00. Foto: Prof. Tiago Marinho autor do Blog Geografia: Uma Visão Holística |
Mas o que é a Astrofotografia?
Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia que envolve gravar imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu noturno. A primeira fotografia de um corpo celeste (a Lua) foi tirada em 1840, mas foi somente no final do séc. XIX que a tecnologia permitiu a fotografia estelar detalhada.
Além de ser capaz de gravar os detalhes de corpos extensos, como a Lua, o Sol e os planetas, a astrofotografia tem a capacidade de mostrar objetos invisíveis ao olho humano, como nebulosas e galáxias. Isso é feito por longa exposição, usando uma capacidade que tanto os filmes quanto os sensores digitais têm de acumular fótons de luz em longos períodos de tempo.
A fotografia revolucionou a pesquisa astronômica profissional. As longas exposições revelaram centenas de milhares de novas estrelas e nebulosas que eram invisíveis ao olho humano, levando a telescópios óticos especializados cada vez maiores, que eram essencialmente grandes "câmeras", projetados para coletar a luz e gravá-la no filme.
A astrofotografia teve um importante papel no início dos estudos do céu e da classificação das estrelas, mas com o tempo, deu lugar a equipamentos mais sofisticados e técnicas especialmente concebidas para a investigação científica, com o filme tornando-se apenas uma das muitas formas de gravar a imagem. Astrofotografia hoje é parte da astronomia amadora, e normalmente é utilizada para gravar imagens esteticamente agradáveis do céu, ao invés de imagens para a pesquisa científica.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário